Aprenda Inglês Gratis

Sobram vagas, faltam profissionais

 

 
No atual momento, essa é a contrastante realidade do mercado de trabalho em nosso país. De um lado as empresas com suas vagas disponíveis e de outro as pessoas que, na grande maioria sem qualificação, buscam ocupar essas vagas.
Não é simples sabermos em quem por a culpa, do mesmo modo como não é simples resolver esse impasse. Isso vem de uma cultura antiga do país, que por ter debilitações sócio-econômicas, quase que obriga as pessoas a ingressarem no mercado de trabalho precocemente e sem qualquer qualificação; os jovens vêem a necessidade de contribuir financeiramente no orçamento familiar.
O Brasil, entretanto, encontra-se em um momento de sólido crescimento, aí estão mineradoras a todo vapor, o granito, o petróleo, o etanol dentre tantas outras fontes de crescimento e desenvolvimento para nosso país. Essa realidade não está longe de nós, e tem efeitos diretos no mercado.
Então, porque ainda temos um número elevado quando se fala em desemprego? A resposta é que diante de todo esse crescimento, não basta mais concluir o segundo grau e sair em busca das vagas à disposição; é necessário que as pessoas em geral tenham consciência de que o país busca trabalhadores especializados para que possam assumir essas vagas com primor.
É claro que o governo tem sua parcela de responsabilidade na formação de nossos jovens, mas este já mostra grandes iniciativas para manter as crianças na escola, e incentivo a educação continuada, como financiamentos para faculdades e cursos, para que todos, sem exceção, possam ter acesso à qualificação profissional.
Um ponto importante a ser abordado, é que as pessoas não devem cruzar os braços e esperar que todas as ações partam do governo, é de suma importância que todos tenham a preocupação de buscar sua própria qualificação, o que não se resume ao ingresso na faculdade, mas sim ao contato com o universo da educação através de cursos profissionalizantes, informática e idiomas.
Existem muitas ações, inclusive por parte das empresas que em busca pela mão-de-obra qualificada chegam a fazer parcerias com faculdades e escolas profissionalizantes, isso prova que a necessidade por profissionais é grande. E cada um deve fazer sua parte, o governo desenvolver ações para que a educação chegue a todos, as empresas firmarem parceria com escolas e os candidatos às vagas, buscar incessantemente por qualificação, porque o problema da falta de mão-de-obra qualificada só será totalmente solucionado quando todos tiverem consciência que a educação deve ser a grande prioridade em todos os âmbitos de nosso país.

Milena Queiróz Gonçalves

www.inglescurso.net

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *